top of page

Quanto tempo um dependente químico precisa ficar internado?

Quanto tempo um dependente químico precisa ficar internado? Em um hospital referência, a equipe multidisciplinar vai trabalhar os processos terapêuticos, considerando que o alcoolismo e a dependência química se associa a diferentes fatores. Dessa forma, o paciente será considerado sob um contexto diferenciado e focado em suas necessidades mais importantes.

O tempo de internação é determinado por uma série de fatores que influenciam na resposta do paciente ao tratamento. Ele não pode ser rápido demais, porque a desintoxicação demora algum tempo e o dependente também precisa reaprender a viver sem o uso de substâncias químicas. Também não deve ser longo demais, pois isso afetaria a sua reinserção na sociedade As Clinicas Jovens Livres é as melhores do Brasil.


Quando a internação é indicada?


A maioria dos dependentes químicos necessita de acompanhamento profissional quando decide parar de usar drogas. Para determinar o melhor tratamento, o médico responsável faz uma cuidadosa avaliação do estado clínico do paciente.

Quando possível, o tratamento ambulatorial é o mais indicado. Mas nos casos mais graves será preciso internação.


Tipos de Internações

Internação voluntária

A internação voluntária é uma medida que pode ser adotada quando o próprio indivíduo tem consciência da gravidade do seu caso. Essa é uma decisão delicada, mas muito positiva para a evolução do tratamento e a superação do vício.

Internação involuntária

Essa alternativa pode ser usada nas situações em que o alcoólatra se nega a reconhecer que precisa de ajuda profissional. Quando a família ou os amigos não conseguem convencer a pessoa dessa necessidade, é possível solicitar ajuda judicial para expedir um mandado e seguir com a internação involuntária.


O que determina a necessidade de internação?


O médico segue alguns critérios na hora de indicar o tratamento e sugere a internação quando o paciente está muito intoxicado, resiste ao tratamento ou quando não está motivado para enfrentar a abstinência.

Outros fatores também são determinantes na hora de decidir pela internação. Alguns pacientes, por exemplo, têm problemas familiares graves e esse ambiente não é propício para o tratamento. Eles ainda podem apresentar problemas de saúde física, agravados ou não pelo abuso de drogas.

Doenças mentais como depressão e casos em que há risco de vida do paciente ou das pessoas ligadas a ele também são suscetíveis de internação.


Quanto tempo dura a internação?


Muitos fatores determinam o tempo em que o paciente precisará ficar internado:

  • Tipos de droga em que está viciado: alguns tipos de droga precisam de maior tempo para desintoxicar que outros. Substâncias como o crack são realmente muito difíceis e demandam maior tempo.

  • Tempo de uso e frequência: o tempo e a frequência com que o paciente vem fazendo uso das substâncias também afeta o tempo do tratamento. Algumas pessoas estão viciadas há muito tempo e além das alterações químicas e físicas que isso provoca, ainda há as consequências sociais e comportamentais.

  • Estado de saúde: alguns pacientes precisam ficar na clínica não apenas em virtude da desintoxicação, mas por apresentarem doenças, que precisam ser tratadas, ligadas ou não ao uso de drogas.

  • Resposta ao tratamento: a resposta ao tratamento varia de um paciente para outro. Alguns têm resposta mais rápida e o biótipo, idade, condições de saúde e motivação são alguns dos fatores que influenciam no tempo de resposta do paciente ao tratamento.

  • Colaboração e motivação do paciente: alguns pacientes chegam às clínicas muito debilitados e emocionalmente frágeis. Eles têm menor motivação para o tratamento e precisam de tempo para adquirir confiança e se interessar pelo tratamento.

Algumas vezes, os dependentes químicos são vistos pela sociedade como pessoas que não possuem força de vontade, fracas e que deveriam simplesmente abandonar o vício. No entanto, é preciso entender que a dependência química faz com que o usuário de substâncias perca o controle do uso e, como consequência, perca também aos poucos, o controle emocional, físico e psíquico. Por isso, ao chegar nessa situação, é preciso buscar ajuda de uma clínica de recuperação especializada.

Apenas um especialista pode determinar o tempo de duração do tratamento ou a internação do dependente. Para isso, ele precisa fazer a avaliação da sua saúde através de consultas e exames, para os casos mais graves, geralmente o tempo de internação indicado é no mínimo de um mês. Internações de mais de seis meses somente são recomendadas em casos realmente extremos.


Temos clínicas de internamento para dependentes químicos espalhadas por todo país e o tempo de internamento alterna de 2 a 3 meses, podendo ser parcial (só durante o dia) ou integral, onde a pessoa apenas sai de lá quando estiver totalmente recuperada.

Lista de Estados e Capitais por região com centros de recuperação:


Região Norte:

Acre – Capital: Rio Branco.

Amapá – Capital: Macapá.

Amazonas – Capital: Manaus.

Pará – Capital: Belém.

Rondônia – Capital: Porto Velho.

Roraima – Capital: Boa Vista.

Tocantins – Capital: Palmas.

Região Nordeste:

Alagoas – Capital: Maceió.

Bahia – Capital: Salvador.

Ceará – Capital: Fortaleza.

Maranhão – Capital: São Luís.

Paraíba – Capital: João Pessoa.

Pernambuco – Capital: Recife.

Piauí – Capital: Teresina.

Rio Grande do Norte – Capital: Natal.

Sergipe – Capital: Aracaju.

Região Centro-Oeste:

Goiás – Capital: Goiânia.

Mato Grosso – Capital: Cuiabá.

Mato Grosso do Sul – Capital: Campo Grande.

Distrito Federal – Capital: Brasília.

Região Sudeste:

Espírito Santo – Capital: Vitória.

Minas Gerais – Capital: Belo Horizonte.

São Paulo – Capital: São Paulo.

Rio de Janeiro – Capital: Rio de Janeiro.

Região Sul:

Paraná – Capital: Curitiba.

Rio Grande do Sul – Capital: Porto Alegre.

Santa Catarina – Capital: Florianópolis.

Capital Federal:


Brasília, além de ser a capital federal, é também a sede do Governo do Distrito Federal. Está localizada no Centro-Oeste do Brasil, na região conhecida como Planalto Central.

Para encontrar uma clínica próxima a você, consulte o site Grupo Jovens Livres . Lá você poderá verificar os resultados considerando a localização e a média de preços, por exemplo.



 
 
 

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page