top of page

Os sintomas de abstinência comuns

Os sintomas de abstinência comuns a todas as drogas deste grupo incluem:


Depressão;


Hipersônica;


Fadiga;


Cefaleia;


Irritabilidade;


Dificuldade de concentração;


Inquietação;


Os pacientes podem experimentar um “craving” intenso pela droga;


Segundo a UNODOC – United Nations Office on Drugs and Crime e a OMS – Organização Mundial da Saúde, a fissura refere-se a um desejo intenso de consumir uma substânica psicoativa, associado à intenção de repetir a experiência dos seus efeitos, sendo geralmente acompanhada de alterações do humor, do comportamento e da cognição.

De acordo com o NIDA – Nacional Instituto on Drugs Abuse, existem três tipos de fissura.


Somática – o desejo e o impulso de consumir estão localizados no corpo. “Só de pensar em usar, quero ir ao banheiro”. “Mexe tudo no estomago.” “Meu coração dispara.”


Cognitiva – o desejo e o impulso de consumir estão localizados no pensamento ou na imaginação. “Eu preciso agora”. “Não posso tirá-lo da minha cabeça.” “Me chama.”


Afetiva – o desejo e o impulso de consumir estão localizados na emoção. “Eu fico nervoso.” “Fico entediado.”


Esses são conceitos básicos para profissionais que trabalham nas diversas fases do tratamento para Dependência Química, desde o acolhimento a Reinserção social e pós tratamento. Identificar os diferentes sintomas apresentados pelos pacientes e ajuda-los a perceberem esses sintomas, pode ser um dos caminhos para o melhor gerenciamento da recuperação e prevenir uma recaída.



 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page