O que é abstinência alcoólica e como é o tratamento?
- clinicasjovenslivres
- 16 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
A abstinência alcoólica surge quando uma pessoa que ingere bebida excessivamente reduz seu consumo ou para de consumi-la completamente. Por conta disso, uma série de sinais e sintomas podem aparecer.
Nesse post, apresentaremos a você alguns dos sintomas de abstinência mais comuns e o tratamento ideal para o problema. Continue lendo!
Sintomas de abstinência
O problema é também conhecido com a sigla SAA (Síndrome de abstinência alcoólica).
Quando uma pessoa decide passar pela reabilitação para largar a dependência do álcool, o próximo problema que ela irá enfrentar é a abstinência.
Os sintomas afetam tanto o seu estado físico quanto o psicológico. Conheça-os:
Depressão;
Tremores;
Ansiedade;
Náuseas;
Vômitos;
Taquicardia;
Hipertensão;
Aumento da temperatura corporal;
Confusão mental;
Agitação;
Sudorese;
Febre;
Convulsão;
Distúrbios alimentares;
Insônia;
Irritabilidade;
Dores de cabeça;
Alucinações;
Desorientação;
Alteração do nível da consciência;
Ataque de pânico;
Os sintomas podem se destacar pela sua intensidade e gravidade. Podem ser leves, moderados ou graves, tendo potencial para levar o indivíduo a óbito. Daí a importância de acompanhamento por profissionais especializados, como os do Grupo Jovens Livres.
Importância do tratamento
Um dos motivos que muito dificultam a reabilitação de um dependente alcoólico é a abstinência. Quando, ao tentar parar de usar a substância, ele se depara com alguns desses sintomas, a tendência é voltar a consumir o álcool a fim de aliviá-los.
Além disso, é comum o dependente recorrer a outras medicações para conter os sintomas, o que é bastante arriscado, pois esse procedimento deve ser feito pelo médico após uma avaliação cuidadosa e detalhada de toda a história do paciente em relação à bebida.
Esta avaliação também costuma considerar o tempo, a frequência de uso e os motivos que o levaram ao consumo do álcool. O paciente passa por consulta com especialistas de diferentes áreas, para que os aspectos emocionais, biológicos, comportamentais e psicológicos sejam avaliados.
O tratamento inicial costuma ser feito em ambiente hospitalar ou em uma clínica de reabilitação exatamente pela necessidade de acompanhamento 24h nas primeiras etapas. No Grupo Jovens Livres, durante o processo de reabilitação, a família do interno recebe toda a orientação necessária sobre o assunto.
Se você está tentando parar de beber e anda sofrendo com os efeitos e sintomas da abstinência, procure uma das clínicas do Grupo Jovens Livres e faça uma avaliação para receber tratamento médico adequado.

Comments