Centro vai atender dependentes químicos
- clinicasjovenslivres
- 18 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
O Centro Estadual de Avaliação Terapêutica Álcool e Drogas (Ceat) foi inaugurado nesta quinta-feira, dia 22, pelo secretário de Saúde, Halim Girade. O Ceat está inserido na estrutura do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (Geed), órgão do Governo do Estado que trabalha no combate às drogas e no tratamento do usuário. O defensor público-geral do Estado, Cleomar Rizzo Esselin Filho, participou do evento.
Segundo o coordenador do Ceat, o psiquiatra Venício Evangelista, a ideia é proporcionar acolhimento e avaliação psicossocial dos usuários de álcool e outras drogas e encaminhá-los, se necessário, para as comunidades terapêuticas conveniadas com o Governo de Goiás e com o Governo Federal, cujo gestor de vagas é o Geed. O Ceat funciona na Rua Dr. Olinto Manso Pereira (antiga Rua 94), nº 188, Setor Sul, em Goiânia.
Cleomar Rizzo Filho avalia a inauguração do Ceat abre uma porta para os assistidos da Defensoria Pública que buscam pela internação de familiares com dependência química. O Ceat contará com serviços de teleatendimento gratuito, através do 0900-649-0145; receberá demandas de todo o Estado a serem encaminhadas para as comunidades terapêuticas contratadas pelo Geed e pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) com informações, orientações e encaminhamentos. “Boa parte dos pacientes já está internada e o governo já deu início ao financiamento das comunidades terapêuticas e a partir de agora estamos disponibilizando, no Ceat, o teleagendamento e um teleatendimento para acolheremos os familiares e os usuários, que daqui serão avaliados e encaminhados para o devido tratamento”, lembra Venício Evangelista.
O Geed conta com 40 comunidades terapêuticas em todo o Estado, sendo que outras 70 estão em processo de análise para trabalharem em parceria com o Governo do Estado. No total são oferecidas 700 vagas pelo Geed e outras 400 pelo Senad.
Fonte: Site Goiás Agora
ENTRE NO SITE DA DEFENSORIA PUBLICA

Comments